top of page
Foto do escritorThiago Miranda Rossi

O dia em que uma nação chorou

Atualizado: 11 de mai. de 2021



Dia 25 de novembro de 2020, um dia de muita tristeza para os apreciadores do futebol: o dia em que Maradona nos deixou...


O que dizer de Diego Armando Maradona? Muito mais que um ídolo, uma lenda, um ícone do futebol. Adjetivos não são suficientes para expressar toda a genialidade do craque.


Ninguém poderia imaginar que aquele garoto da favela de Buenos Aires, que começou sua carreira no Argentinos Juniors, passou por Boca Juniors e Barcelona, chegaria tão longe.


Maradona foi o grande ídolo do Napoli, time italiano que contou com Dieguito em seu elenco no final da década de 80, quando conquistou os dois únicos títulos do campeonato nacional de sua história.


Foi ele também um dos grandes responsáveis por levar a Argentina a conquistar dois títulos mundiais, em 1978 e em 1986, quando ganhou uma ajudinha da “mano de dios”. Nesse mundial também marcou um golaço - o gol mais bonito da história das Copas, de acordo com premiação da Fifa baseada em votação popular realizada em 2002.


Também conhecemos suas polêmicas fora de campo, sua relação com as drogas e seus problemas familiares, mas seus feitos no futebol eram tão grandes que nada disso foi capaz de apagar seu brilho.


Sua rivalidade com Pelé - afinal a questão “quem foi o melhor jogador da história” divide quem acompanha o futebol há tempos - apenas prova o quanto aquele garoto do subúrbio jogou, se tornando autor de incontáveis e maravilhosos feitos no futebol. E aqui, vamos deixar essa rixa de lado, afinal o momento é de pesar para todos os amantes do esporte: quando uma lenda se vai, todos perdem.


Ostentando a camisa 10 em campo, Maradona deixa um legado de jogadas, dribles, gols e conquistas no futebol. Mas também deixou várias histórias, marcadas por sua irreverência e originalidade (como esquecer o caso da água “batizada” oferecida à Branco ou do beijo na boca de Caniggia?).


Para nós, amantes desse esporte, com certeza esse é um dia triste, mas ficam os registros dos seus momentos em campo para transformar a saudade em saudosismo e em inspiração para os novos garotos que vão surgir nos subúrbios e favelas mundo afora...


6 visualizações1 comentário

1 Comment


Dia triste

Like
bottom of page