top of page

Os bichos no futebol (parte 2)

Foto do escritor: Thiago Miranda RossiThiago Miranda Rossi

Está de volta a nossa coluna Glossário da Bola.

Dessa vez vamos falar dos termos “gato”, “drible da vaca” e “frango”.


Você sabe de onde vem essas expressões?


O termo “gato” na gíria futebolística é o apelido de quem falsifica a idade, o que normalmente é feito por cartolas e empresários, principalmente enquanto os atletas estão nas divisões de base.


É uma "malandragem" (talvez venha daí o apelido "gato" - por ser um bicho malandro) para reforçar o time ou conseguir vantagens em negociações do jogador com outros clubes.


No futebol brasileiro, Emerson Sheik é o "gato" mais famoso. Ele forjou o nome "Emerson" e alterou sua Data de Nascimento de 06/12/1978 para 06/09/1981. Condenado em 2007 a quatro anos de Prisão, "Emerson" teve sua pena convertida em multa (um total de R$105 mil) e prestação de serviços comunitários.


E a expressão "drible da vaca", você conhece sua origem?


Diz-se que veio das partidas realizadas na roça, em campos improvisados nos pastos de gado.


Frequentemente, as vacas invadiam o gramado, levando os jogadores a se esquivarem delas, tocando a bola de um lado do animal e correndo para o outro.



O último item do nosso glossário de hoje é o famoso “frango”.


Entendida como uma falha vergonhosa do goleiro, o mais aceito entendimento é o de que, ao escapar das mãos do arqueiro, a bola parece estar viva, como se imitasse o "baile" que o frango dá no galinheiro contra quem deseja captura-lo.

Curiosas as histórias de hoje, não?




(Fonte: Guia dos Curiosos e Revista Super Interessante, imagens da internet)

Comments


bottom of page